Introdução

Sabemos o quanto é importante para você conhecer e estar seguro sobre a utilização dos seus dados pessoais (“dados”), eles são bem valiosos e que devem ser preservados. Por isso, queremos falar um pouco com você sobre privacidade e esclarecer como os dados que você nos confia são tratados.

Para fins desta Política, considera-se tratamento todas as operações que envolvam o acesso, a coleta, a retenção, o processamento, o compartilhamento e a eliminação de dados pessoais.

Esta Política de Privacidade (“Política”) foi criada para lhe ajudar a entender quais dados coletamos, por que os coletamos e como podemos usá-los e, sobretudo, para demonstrar o nosso compromisso em proteger a sua privacidade e os seus dados. Ela se aplica a todos os serviços que nós oferecemos, sejam eles de modo virtual (sites, aplicativos, interfaces, portais e sistemas), sejam eles de modo presencial (pessoalmente). O tratamento de dados aplicado aos serviços não previstos aqui serão regulados em Termos de Uso/Consentimento próprios e estarão sujeitos à esta Política.

Compartilhamos de infraestrutura, de sistemas e de tecnologia para que você tenha uma experiência integrada, inovadora, eficiente e segura em todos os serviços prestados. Estamos comprometidos com a sua privacidade e as informações solicitadas em nossos serviços são protegidas. Nossos esforços visam, exatamente, garantir-lhe que os dados que você nos cedeu somente sejam utilizados de acordo com a sua autorização e conforme esta Política.

Estamos sempre melhorando nossa Política e as mudanças são refletidas nesta página. Então, antes de usar um de nossos serviços é importante que você esteja ciente desta Política.

Dados que coletamos

Coletamos dados capazes de identificá-lo quando você se registra ou se cadastra para obter informações e newsletters ou quando você se inscreve em nossos serviços disponibilizados de modo virtual. Ao fazer isso, você passa a ter visibilidade para nós.

Esses serviços e os dados que coletamos por meio de cada um deles, são:

1. Acesso ao “Portal Acadêmico”: nome de usuário e senha de acesso;

2. Abertura de registros para a Ouvidoria: nome, endereço de e-mail, endereço residencial, número do telefone, registro (denúncia, elogio, pedido de informação, reclamação ou sugestão que pode conter dado pessoal sensível);

3. "Fale conosco" e cadastro para recebimento de novidades: nome, endereço de e-mail, endereço residencial e número do telefone;

4. Cadastro para recebimento de informações sobre os vestibulares: nome, número do CPF, endereço de e-mail e número do telefone;

5. Pré-inscrição para os cursos de pós-graduação: nome, número do CPF, endereço de e-mail e número do telefone;

6. Cadastro para recebimento de informações sobre o ensino médio: nome do responsável legal, número do CPF do responsável legal, endereço de e-mail do responsável legal, número do telefone do responsável legal, nome do aluno em potencial e nome da escola de origem do aluno em potencial;

7. Inscrição para a prova de seleção de bolsas dos cursos técnicos: nome, data de nascimento, número do CPF, endereço de e-mail, número do telefone celular e número do telefone residencial/comercial;

8. Inscrição para a mostra de cursos e profissões (Observatório): nome, data de nascimento, número do CPF, número do documento de identificação, cidade, endereço de e-mail, número do telefone celular, número do telefone residencial/comercial e nome da escola de origem;

9. Inscrição para os eventos acadêmicos: nome, data de nascimento, número do CPF, número do documento de identificação, endereço residencial, endereço de e-mail, número do telefone celular, número do telefone residencial/comercial e número do CNPJ do empregador/empresa do participante;

10. Inscrição para os cursos livres e de extensão: nome, número do CPF, endereço de e-mail e número do telefone celular;

11. Pedido de reingresso, transferência externa, transferência do FIES ou obtenção de novo título: nome, número do CPF, endereço de e-mail, número do telefone celular, nome da IES de origem e número do telefone da IES de origem;

12. Simulação de participação nos programas de bolsas e financiamentos (ProUni, FIES e Bolsa Social): nome, número do CPF, endereço de e-mail, número de telefone, renda familiar bruta mensal, número de componentes do grupo familiar e notas obtidas no ENEM;

13. Inscrição para os vestibulares presencial, agendado/de inverno e EaD: nome, data de nascimento, sexo, número do CPF, número do documento de identificação, endereço residencial, endereço de e-mail, número do telefone, ano de conclusão do ensino médio, número do telefone celular, número do telefone residencial, número do telefone comercial, espécie e grau de deficiência (para pessoa com deficiência) e informações de cobrança (para pagamentos via cartão de crédito);

14. Cadastro de usuário estrangeiro/intercambista: nome, endereço de e-mail, senha de acesso e país de origem;

15. Cadastro no portal de revistas: nome, país de origem, nome da IES de origem, endereço de e-mail, nome de usuário e senha de acesso;

16. Pedido de locação do Centro de Convenções e Eventos (CCE): nome do responsável pela locação, número do CPF, nome da empresa, número do CNPJ, endereço de e-mail e número de telefone;

17. Inscrição para os processos seletivos do corpo técnico-administrativo: nome de usuário, senha de acesso, endereço de e-mail, nome, número do CPF, data de nascimento, sexo, estado civil, nacionalidade, naturalidade, estado, número do telefone celular, número do telefone residencial, número do telefone comercial, apelido, número do registro profissional (para profissionais das categorias regulamentadas por lei federal), foto de perfil, endereço residencial, espécie e grau de deficiência (para pessoa com deficiência), número do documento de identificação, órgão expedidor do documento de identificação, UF do órgão expedidor do documento de identificação, data de expedição do documento de identificação, número da CTPS, número de série da CTPS, UF de expedição da CTPS, número do título eleitoral, número da zona do título eleitoral, número da seção do título eleitoral, número do Certificado de Dispensa de Incorporação, categoria do Certificado de Dispensa de Incorporação, número da CNH, categoria da CNH, data de validade da CNH, número do passaporte, país emissor do passaporte, data de expedição do passaporte, data de validade do passaporte, informações profissionais e informações acadêmicas.

Além disso, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para reconhecer você e/ou o(s) dispositivo(s) onde você interagiu com os nossos serviços e para guardar as suas preferências e escolhas.

Por que tratamos seus dados

Apenas tratamos os seus dados quando possuímos motivos e finalidades legais ou legítimas para fazê-lo.Tais como:

1. Atender ao propósito para o qual os dados foram coletados;

2. Autorizar o acesso em nossos serviços;

3. Personalizar cada vez mais os nossos produtos e serviços, otimizando-os e adequando-os às suas necessidades e preferências;

4. Cumprir alguma obrigação a que estamos sujeitos, para garantir conformidade com as leis e regulamentos vigentes ou, quando necessário, para resguardar os seus direitos; e,

5. Para informá-lo sobre nossos produtos e serviços e sobre as atividades e ações que nós desenvolvemos.

Compartilhamento de dados

Não compartilhamos os seus dados com empresas, organizações ou indivíduos externos ao UNIPAM, seja a título gratuito ou oneroso, exceto nos seguintes casos:

1. Com a sua autorização: compartilharemos seus dados fora do UNIPAM quando tivermos seu consentimento. Por exemplo, se você se cadastrar no “Clube Diplomado” para usufruir dos benefícios do programa, pediremos a sua autorização antes de compartilhar seu nome, seu número de telefone e seu endereço de e-mail com nossos parceiros. Solicitaremos seu consentimento prévio e explícito para compartilhar quaisquer dados pessoais sensíveis;

2. Para execução de nossos serviços: compartilharemos seus dados fora do UNIPAM com parceiros e empresas contratadas para a execução de atividades e de serviços educacionais em nosso nome;

3. Por motivos legais: compartilharemos seus dados fora do UNIPAM se acreditarmos, de boa-fé, que o acesso, o uso, a conservação ou a divulgação das informações sejam razoavelmente necessários para (I) cumprir qualquer legislação, regulação, processo legal ou solicitação governamental aplicável; (II) executar o(s) contrato(s) firmado(s) com você; (III) detectar, impedir ou lidar de alguma forma com fraudes, problemas técnicos ou de segurança; e, (IV) proteger de prejuízos aos direitos, à propriedade ou à nossa segurança, dos nossos usuários ou do público, conforme solicitado ou permitido por lei;

4. Com instituições financeiras, provedores de meios de pagamento, integradores de meios de pagamento e empresas de cartão de crédito: compartilharemos seus dados fora do UNIPAM para processar o pagamento realizado por meio de cartão de crédito ou digital, quando aplicável, em quaisquer de nossos serviços; e,

5. Para análise e validação de dados: compartilharemos seus dados fora do UNIPAM para confirmar e completar seus dados e cruzar os dados que você nos fornece com aqueles que você já compartilhou com outras empresas e instituições.

Uso de cookies e de tecnologias semelhantes

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para coletar e utilizar dados como parte de nossos serviços.

Um cookie é um pequeno arquivo adicionado ao seu navegador web que permite reconhecer, acompanhar e armazenar a sua navegação. Qualquer navegador que acesse nossos serviços pode receber cookies.

Os nossos cookies são utilizados para observar padrões de navegação, mapeando quais áreas dos nossos serviços você visitou e os seus hábitos de visita como um todo, lembrando quem é você. Usamos essa informação para:

1. Reconhecer você, possibilitando a sua interação com os nossos serviços sem a necessidade de renovar a seção (efetuar login novamente);

2. Verificar a sua rotina de navegação;

3. Oferecer serviços cada vez mais personalizados;

4. Tornar suas interações com os nossos serviços mais rápidas e mais seguras;

5. Facilitar e agilizar o preenchimento de formulários on-line; e,

6. Mensurar as interações e a audiência dos nossos serviços.

Ao usar nossos serviços e aceitar os Termos de Uso de Cookies, você concorda com a utilização desses arquivos e de tecnologias semelhantes para os fins descritos nesta Política.

Como alterar ou bloquear os cookies

A maioria dos navegadores web é configurada para aceitar automaticamente os cookies. Você pode, contudo, alterar as configurações para bloquear cookies ou alertá-lo quando um cookie estiver sendo enviado ao seu dispositivo. Existem várias formas de gerenciar cookies, sendo possível criar um bloqueio geral para cookies, bloquear cookies de um site específico e até mesmo bloquear cookies de terceiros em relação a um site. Bloquear todos os cookies vai afetar o funcionamento da sua experiência, pois não será possível identificar as suas preferências e reconhecer a sua sessão, caso feche a página do navegador.

Consulte as instruções do seu navegador para saber mais sobre como ajustar ou alterar suas configurações, lembrando que a configuração desejada deve ser replicada em todos os dispositivos utilizados para acessar os serviços (como computadores, smartphones e tablets).

Se desejar, consulte a seguir os links para alterar a configuração de cookies nos principais navegadores: Explorer, Edge, Chrome, Safari, Mozilla e Opera.

Onde retemos, processamos e compartilhamos seus dados

Poderemos reter, processar e compartilhar seus dados dentro e/ou fora das dependências do UNIPAM, de acordo com esta Política, além de seguir padrões aceitáveis de segurança e confidencialidade, para fins de dar continuidade aos serviços que nós oferecemos a você.

Em que situações retemos seus dados quando você pede exclusão

Caso você nos solicite a exclusão de seus dados, poderemos mantê-los somente:

1. Enquanto o seu cadastro estiver ativo conosco e, conforme necessário, para consecução dos serviços que prestamos a você;

2. Pelo prazo necessário para defesa em processos judiciais, administrativos e arbitrais;

3. Para cumprimento de obrigação legal;

4. Para o exercício regular de direitos; e,

5. Para fazer valer os direitos do UNIPAM com base no contrato de prestação de serviços educacionais.

Nossos princípios de proteção de dados e privacidade

Cumpriremos a lei e os princípios de proteção de dados, o que significa que seus dados serão:

1. Usados de forma legal, justa e transparente;

2. Recolhidos apenas para propósitos legítimos e que constam nesta Política;

3. Relevantes para os propósitos que lhe informamos e limitados apenas a esses propósitos;

4. Mantidos apenas pelo tempo necessário para os fins informados nesta Política; e,

5. Mantidos com segurança.

Sobre esta Política

Quando esta Política se aplica

Esta Política se aplica a todos os serviços que nós oferecemos, exceto:

1. A práticas de coleta de dados de outras empresas e instituições que anunciam nossos serviços;

2. Aos serviços oferecidos por outras empresas ou indivíduos, inclusive produtos ou sites que podem incluir nossos serviços, que são exibidos para você nos resultados de pesquisa ou contenham links em nossos serviços.

Ao aceitar esta Política, você está igualmente amparado por nossa Política de Segurança da Informação. É importante que você a conheça antes de usar os nossos serviços.

Alterações na Política de Privacidade

Poderemos, eventualmente, atualizar esta Política para melhor desempenhar os nossos interesses e de nossos usuários, sendo, portanto, recomendado que você reveja este documento periodicamente para permanecer informado de como os seus dados estão sendo tratados.

Esta Política entrou em vigor em 05/08/2020. Caso você tenha quaisquer dúvidas ou questões a respeito dela ou sobre o tratamento que aplicamos aos seus dados, entre em contato conosco por meio do endereço ou dos contatos abaixo.

 

Política de Privacidade | UNIPAM
Versão 3, 11/08/2020

Como falar sobre dados pessoais com o UNIPAM?

Se você acredita que seus Dados Pessoais foram tratados de maneira incompatível com esta Política ou com as suas escolhas enquanto Titular dos seus Dados Pessoais, ou, ainda, se você tiver dúvidas, comentários ou sugestões relacionadas a esta Política e à forma como tratamos seus Dados Pessoais, entre em contato conosco. Nós temos um DPO/ Encarregado de Proteção de Dados que está à disposição nos seguintes endereços de contato:

Encarregado: Gleicy Tatiane de Lima. 

E-mail para contato: [email protected]